terça-feira, 22 de setembro de 2009

Tecnologia Assistiva


Teclado Ampliado - Fonte: http://www.comunicaçãoalternativa.com.br/




A Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.


Formas de acesso ao computador


As formas de acesso ao computador podem ser divididas em quatro grupos:


  • Pessoas que não precisam de recursos especiais: são os usuários que apresentam alguma dificuldade de acesso mas não o suficiente para necessitar de adaptações.

  • Pessoas que necessitam de adaptações em seu próprio corpo: são os usuários que se beneficiam de órteses colocadas nas mãos ou dedos que facilitam o teclar. Alguns necessitam de pulseira de peso para diminuir a incoordenação e outros de faixas para restringir o movimento dos braços. A indicação desses recursos deve ser feita por um terapeuta ocupacional. Essas pessoas vão utilizar o computador sem modificações.

  • Pessoas que necessitam de adaptações do próprio computador: são os usuários para os quais a introdução de recursos no próprio corpo não são suficientes ou não são eficazes.

  • Pessoas que necessitam de programas especiais: os usuários que necessitam de programas especiais são aqueles que vão interagir com o computador com o auxílio de acionadores externos, por não serem capazes de utilizar o teclado e o mouse, mesmo adaptados.

4 comentários:

  1. Ei pessoal achei muito interessante este assunto, pois atuo na educação especial e este blog vai ser de grande valia na minha prática pedagógica.Gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ MENINAS

    QUE SITE FASHION!!!!

    PARABÉNS! SUCESSO!

    APAIXONADAS PELA EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. A propósito do assunto tecnologia assistiva, gostaria de saber quem fabrica esses equipamentos no Brasil e se esses fabricantes contam em sua equipe com especialistas em educação especial?
    Abs,
    Daísa

    ResponderExcluir
  4. O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407, que compõe, com outras leis, o ADA - American with Disabilities Act. Este conjunto de leis regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam.
    Infelizmente, o uso de Tecnologias Assistivas no Brasil ainda é restrito, tanto para
    instrumentos de alta tecnologia, como para os menos sofisticados, os que auxiliam a
    realização das atividades do dia-a-dia (higiene pessoal, alimentação, vestuário, manuseio de
    livros, manuseio de telefones, escrita, etc). Os motivos são os mais variados: falta de
    conhecimento do público usuário a respeito das tecnologias disponíveis; falta de orientação
    aos usuários pelos profissionais da área de reabilitação; alto custo; carência de produtos no mercado; falta de financiamento para pesquisa; dentre outros.
    Os profissionais envolvidos são:
    terapeuta ocupacional;fisioterapeuta;enfermeiro;fonoaudiólogo;psicólogo;arquiteto;engenheiro de reabilitação;assistente social;médico e entre outros.

    ResponderExcluir