terça-feira, 29 de setembro de 2009

Como utilizar as tecnologias na escola - José Manuel Moran

As tecnologias ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, disperso. Por isso é importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que se escolhe.
O foco da aprendizagem é a busca da pesquisa. E a Internet está tornando-se uma mídia fundamental para a realização de pesquisas. Estar no virtual amplia as condições de aprender, de acesso, de atualização. Alunos, professores, escola e comunidade se beneficiam.
No entanto, nota-se que cada vez mais temos informação e não necessariamente mais conhecimento. Muitos se acomodam e acabam se satisfazendo com os primeiros resultados de uma pesquisa, já que está cada vez mais fácil encontrar o que se deseja. A variedade de informações sobre qualquer assunto favorece o aluno a buscar pelo mais fácil, imediato. O aluno dificilmente lê um texto completo.
O educador deve atuar como mediador e organizador de processos. Junto com os alunos, o professor é um pesquisador, e deve incentivá-los a saber perguntar, a ter critérios na escolha de sites, a comparar textos com visões diferentes.
É interessante fazer com que os alunos publiquem suas produções. Percebe-se frequentemente a utilização de portfólios e de blogs. Os blogs permitem a atualização constante da informação e isso é uma ótima oportunidade para que os alunos se expressem e tornem suas idéias visíveis.
Para analisar a credibilidade do conteúdo de pesquisas é preciso verificar se ele está dentro de um portal educacional e verificar sua autoria.
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) de Chicago destaca-se entre as iniciativas de disponibilização de materiais educacionais para pesquisa. Todo o conteúdo dos seus cursos é oferecido, em várias línguas, facilitando, assim, o acesso de alunos e professores a materiais disponíveis on-line
http://www.universiabrasil.net/mit/[1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário