quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Educação e Tecnologia : O novo ritmo da informação


Tecnologias também servem para informar e comunicar: TICs e NTICs

Vani Moreira Kenski

Para promover melhor a comunicação, o homem criou um tipo especial de tecnologia:

a “tecnologia de inteligência” trata-se de uma linguagem e não uma máquina.

Baseados no uso da linguagem oral, da escrita e da síntese entre som, imagem e movimento, o processo de produção e o uso desses meios compreendem tecnologias especificas de informação e comunicação: as TICs.

O avanço das tecnologias garantiu novas formas de usos das TICs, surgiram então as NTICs, novas tecnologias de informação, cada uma com suas especificidades.

  • Linguagem oral - Principal forma de comunicação e de troca de informações.
  • Linguagem escrita – É a partir da escrita que se dá a autonomia da informação. Trata-se de uma ferramenta para ampliação da memória e para comunicação.
  • Linguagem digital – Expressa em múltiplas TICs, impõe mudanças radicais nas formas de acesso a informação, a cultura e ao entretenimento. A base da linguagem digital são os hipertextos e a hipermídia.

As tecnologias de informação e comunicação provocaram mudanças radicais em todo o mundo. Hoje se torna possível a comunicação simultânea entre pessoas que estejam distantes, seja através de telefones, celulares, internet e TV digital.

As TICs não são apenas meros suportes tecnológicos. Elas têm suas próprias lógicas e linguagens. A nova lógica das redes interfere nos modos de pensar, agir, sentir, de se relacionar socialmente e adquirir conhecimento, criando uma nova cultura e um novo modelo de sociedade. Neste novo momento social, o elemento comum dos diversos aspectos de funcionamento das sociedades emergentes é o tecnológico.

Como as tecnologias estão em permanente e veloz mudança, a aprendizagem por toda vida torna-se conseqüência natural do momento social e tecnológico em que vivemos.

Para que todos tenham acesso às novas tecnologias e informação é preciso um grande esforço educacional geral. Abrir-se para novas educações, resultantes de mudanças estruturais nas formas de ensinar e aprender possibilitadas pela atualidade tecnológica é o desafio a ser assumido por toda sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário