terça-feira, 15 de setembro de 2009

Software ajuda crianças sem movimento a se comunicar


Crianças com necessidades especiais, ao chegar em casa, gostam de conversar com os pais sobre o dia, mas muitas delas não conseguem falar e se expressar direito. As universidades de Dundee e Aberdeen, na Escócia, desenvolveram um software chamado Como foi seu dia na escola hoje? que permite às crianças comunicação com os pais. As informações são da Press Association.

Trata-se de um apoio que ajuda as crianças a formarem frases. O funcionamento interno do aplicativo é bastante complexo, mas sua operação é simples. Em cada lugar por onde a criança passa com sua cadeira de rodas, um sensor registra tudo, desde as horas em que ficou no local até o relato de um adulto responsável que esteve com ela. Cartões eletrônicos permitem às pessoas registrarem quando interagiram com a criança e que outras atividades ela realizou ao longo do dia.

Com as informações coletadas, um gerador natural de linguagem (NGL - na sigla em inglês) cria frases simples para descrever o que a criança fez e do que ela tomou parte durante o dia.

"Já na primeira semana em que começamos a utilizar o sistema, notamos os benefícios aos alunos, professores, terapeutas e pais em geral. Ele permitiu à criança ter o controle da conversação sem precisar da nossa ajuda", informou Sue Williams, diretora do colégio Corseford, em Glasgow, onde dois alunos testam o produto.

A Universidade de Aberdeen informou que mais testes serão feitos no futuro, mas não tem previsão para lançamento ou preço de mercado.

Geek


Um comentário:

  1. Que bom ter preocupafdos com o desemvolvimento educacional e tecnologico dos alunos com "necessidades especiais"
    legal gosatei do glog.
    abraços

    ResponderExcluir