terça-feira, 29 de setembro de 2009

LOGO




O que é LOGO



O nome LOGO foi uma referência a um termo grego que significa: pensamento, ciência, raciocínio, cálculo, ou ainda, razão, linguagem, discurso, palavra.
LOGO é uma linguagem de programação voltada para o ambiente educacional. Ela se fundamenta na filosofia construtivista e em pesquisas na área de Inteligência Artificial. A linguagem é usada para comandar um cursor, normalmente representado por uma tartaruga, com o propósito de ensinar ao cursor novos procedimentos além dos que ele já conhece, a fim de criar desenhos ou programas.
A grande maioria dos interpretadores da linguagem LOGO, usa como cursor a imagem de uma tartaruga.


A Filosofia LOGO


LOGO oferece uma metodologia de ensino que busca, através de uma linguagem semelhante à natural, facilitar a interação entre o usuário e o computador e proporcionar a criação de modelos através de formas geométricas e do raciocínio lógico. Propõe que o aluno construa seus próprios conhecimentos, fazendo com que a sua capacidade intelectual seja desenvolvida. O professor deve permitir a reflexão do aluno.
No LOGO considera-se o erro como um importante fator de aprendizagem, o que oferece oportunidades para que o aluno entenda porque errou e busque uma nova solução para o problema.


Principais Características


Entre as principais características da linguagem LOGO destacam-se:
  • Amigabilidade: É uma linguagem de fácil aprendizado e uso.
  • Modularidade e Extensibilidade: É possível criar novos comandos para a linguagem, usando a própria linguagem LOGO.
  • Interatividade: Oferece uma resposta imediata e mensagens informativas sobre o comando aplicado.
  • Flexibilidade: LOGO pode ser usado com crianças no ensino fundamental ou alunos de curso superior.
  • Capacidade: É uma linguagem de programação poderosa, possuindo ferramentas necessárias para criar programas com diversos graus de sofisticação.

http://www.dcc.ufla.br/~bruno/wxlogo/docs/oquee.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário