terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sugestões de atividades para educação especial


O que é Educação Especial?
Autora: Lívia Raposo Bardy
Co-autor(es): Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Universidade Federal de São Carlos - SP

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas o que é a Educação Especial, já que este é um assunto que está em voga e é de extrema importância que todos acesso a este conhecimento e a discussões sobre o assunto. Espera-se que os alunos sejam instigados a refletir sobre o assunto e sobre a importância da Inclusão Escolar de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e, então, se conscientizar sobre a importância da construção de uma sociedade inclusiva, bem como questionar sobre qual é o seu papel diante desta construção.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (02) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O que são Necessidades Educacionais Especiais? Necessidades Educacionais Especiais é o termo pelo qual os estudiosos sobre a temática da Educação Especial e atualmente, a comunidade utiliza para se referir às pessoas que possuem alguma deficiência como, por exemplo: Deficiência Física, Visual, Auditiva e Mental e ainda àquelas pessoas que possuem Dislexia, Hiperatividade entre outros transtornos e síndromes genéticas.

Estratégias e recursos da aula
As estratégias a serem utilizadas serão:- aula interativa;- uso do Laboratório de Informática.

AULA 1

Primeiramente, o professor deve fazer uma revisão do que são Necessidades Educacionais Especiais.

Atividade 1

Antes de apresentar o áudio que explica o que é Educação Especial, o professor pode perguntar aos alunos o que eles entendem por Educação Especial para que os conhecimentos prévios dos alunos sejam conhecidos e valorizados. Depois que os alunos tiverem a oportunidade de expressar o que entendem por Educação Especial, apresentar o recurso.
Recurso:
Educação especial: parte 1 [Categorias Literárias]
Link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9934/educacao_especial_parte_1.mp3

Atividade 2

Após a apresentação do vídeo o professor pode contrapor as respostas que os alunos apresentaram antes da escuta do vídeo que traz o que, de fato, é a Educação Especial.O professor pode ainda conversar com os alunos sobre o que é uma Sociedade inclusiva; explicar que uma sociedade inclusiva é aquela que acolhe, entende, valoriza e garante os direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais como por exemplo, o direito de estudar em uma escola com pessoas que não possuem estas necessidades. Estas pessoas que possuem alguma Necessidade Educacional Especial têm também o direito de trabalhar, de cursar uma faculdade e também têm os mesmos deveres que as outras sem necessidades, como o de votar, de pagar impostos e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário