terça-feira, 10 de novembro de 2009

ATIVIDADE SUGERIDA PELO PORTAL DO PROFESSOR MEC

Existem várias atividades no portal do professor MEC, dentre elas selecionamos esta de ciências ,do autor Thiago Machado Melo de Sousa para auxiliar nossos parceiros na educação em suas práticas em sala de aula.

Estrutura Curricular:

Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final Componente Curricular: Ciências Naturais Tema: Vida e ambiente


Para onde vai a água da chuva?


Dados da Aula:

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Identificar como os recursos hídricos estão disponíveis na natureza; 2. Relacionar os recursos hídricos de modo a percebê-los como um ciclo.

Duração das atividades

2 horas-aula de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno 1. Estados físicos da água; 2. Mudança dos estados físicos da água; 3. Saberes sócio-culturais sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – 50 minutos Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática. Separe seus alunos em grupos ou duplas e peça-lhes que busquem na internet fotos ou ilustrações que exemplifiquem para eles onde podemos encontrar água em nosso planeta.
Aula 2 – 50 minutos Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática. Durante esta aula os alunos devem explorar a seguinte animação interativa (http://www.canalkids.com.br/meioambiente/sos/ciclo.htm)que exemplifica como funciona o ciclo da água.


Outros tópicos para discussão em sala:
Podemos viver sem água? Como podemos racionalizar o uso da água em nossas casas? Quais são os efeitos da urbanização excessiva no o escoamento das chuvas? Para que serve o tratamento dos esgotos de nossas casas?

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Você pode comparar a atividade de casa sugerida na primeira aula com o resultado do exercício da segunda aula. O que mudou de um para o outro? Fazer esta comparação é importante, pois assim você poderá verificar: a) se os alunos conseguiram estabelecer a relação de ciclo entre os recursos hídricos; b) se existem eventuais pontos de dúvida que poderiam ser trabalhados de forma mais detalhada.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88

Nenhum comentário:

Postar um comentário