A metamorfose da sala de aula para o ciberespaço
Rosemeire Carvalho de Amaral Delcin
A autora aborda em seu texto a interação de educação com as novas tecnologias digitais e a transformação do ambiente de aprendizagem. Novas formas de acessar a informação, de pensar, de raciocinar e novas dinâmicas no aprender evidenciam a transformação do pensamento linear para o pensamento hipertextual no processo de construção do conhecimento.
Espaços abertos, conhecimentos emergentes, articulação de saberes, processos auto organizativos requerem a transformação da prática pedagógica e exigem dos educadores uma ruptura que reconheça o aprendiz na sua multidimensionalidade e favoreça a aprendizagem individual e coletiva.
O novo ambiente de aprendizagem possibilita resgatar a sociabilidade humana, os valores multiculturais, o respeito às diferentes maneiras de pensar e busca novos valores nas diferentes dimensões da vida, reconhecendo que a vida e a aprendizagem não estão separadas.
A atualização das novas tecnologias em processos de aprendizagem precisa trazer em si um caráter novo, de futuro, não basta usá-las de modo convencional, repetindo de alguma forma aquilo que já foi feito sem seu auxílio (Almeida, 2000, p. 70).
A utlização das novas pedagogias, possibilita a criação de novos ambientes cognitivos e isto não está relacionado a ambientes informatizados em si mesmos, mas ligados ao significado que o homem atribui em razão do uso que faz do que transforma nas relações dos sujeitos envolvidos. Diante dessa nova visão, a busca de novos caminhos rompe com a pedagogia das certezas, dos valores prefixados e reassume a pedagogia da pergunta e do acessamento de informações, a pedagogia, da complexidade que possibilita aprender a trabalhar com a diversidade, a surpresa e a imprevisibilidade.
O ser humano em transformação transita entre as fronteiras do moderno para o pós-moderno, imerso em contextos naturais, culturais, tecnológicos e semânticos.
No novo olhar o meio é das dimensões da vida e na escola da vida todo ser vivo procura extrair do seu ambiente as informações necessárias para adaptar as suas ações.
Rosemeire Carvalho de Amaral Delcin
A autora aborda em seu texto a interação de educação com as novas tecnologias digitais e a transformação do ambiente de aprendizagem. Novas formas de acessar a informação, de pensar, de raciocinar e novas dinâmicas no aprender evidenciam a transformação do pensamento linear para o pensamento hipertextual no processo de construção do conhecimento.
Espaços abertos, conhecimentos emergentes, articulação de saberes, processos auto organizativos requerem a transformação da prática pedagógica e exigem dos educadores uma ruptura que reconheça o aprendiz na sua multidimensionalidade e favoreça a aprendizagem individual e coletiva.
O novo ambiente de aprendizagem possibilita resgatar a sociabilidade humana, os valores multiculturais, o respeito às diferentes maneiras de pensar e busca novos valores nas diferentes dimensões da vida, reconhecendo que a vida e a aprendizagem não estão separadas.
A atualização das novas tecnologias em processos de aprendizagem precisa trazer em si um caráter novo, de futuro, não basta usá-las de modo convencional, repetindo de alguma forma aquilo que já foi feito sem seu auxílio (Almeida, 2000, p. 70).
A utlização das novas pedagogias, possibilita a criação de novos ambientes cognitivos e isto não está relacionado a ambientes informatizados em si mesmos, mas ligados ao significado que o homem atribui em razão do uso que faz do que transforma nas relações dos sujeitos envolvidos. Diante dessa nova visão, a busca de novos caminhos rompe com a pedagogia das certezas, dos valores prefixados e reassume a pedagogia da pergunta e do acessamento de informações, a pedagogia, da complexidade que possibilita aprender a trabalhar com a diversidade, a surpresa e a imprevisibilidade.
O ser humano em transformação transita entre as fronteiras do moderno para o pós-moderno, imerso em contextos naturais, culturais, tecnológicos e semânticos.
No novo olhar o meio é das dimensões da vida e na escola da vida todo ser vivo procura extrair do seu ambiente as informações necessárias para adaptar as suas ações.
Oi! pessoal, achei o texto muito interessante.
ResponderExcluiracrdito que me ajudará na dinamização em minha sala de aula.
Obrigada!
Sucesso!
bjs